sábado, 12 de março de 2011

Laços de Família


Por que existem tantas diferenças físicas e culturais ? 
Esta é uma pergunta muito interessante para se discutir, precedida por outra : Por que há tantas nações e culturas diferenciadas ? 
Essa questão que parece muito simples à primeira vista é na verdade complicada para se responder. Isto remonta a um tempo muito mais antigo que as pirâmides do Egito, mais precisamente quando surgiram os primeiros ancestrais, meio humano e meio macaco, do homem.
Quando esses primeiros ancestrais decidiram se dividir em grupos para fazer atividades diferentes, em uma mesma tribo, já marcou a primeira semente para a criação de novas tribos. Conforme se passaram os anos cada grupo se especializou em sua devida área de atuação(pesca, caça, entre outras)até que a semente se transformou em uma árvore, então a primeira tribo se dividiu em duas ou mais que seguiram seus próprios caminhos dispersando-se pelo mundo, ou seja, aumentando as ramificações da árvore.
A cada novo local encontrado foi necessário adaptar-se às condições geográficas para sobrevier e assim evoluir.Mas a humanidade sempre sentiu uma ânsia, um desejo, de descobrir de onde viemos, esse desejo foi melhor satisfeito com a criação da fé em um ou mais seres divinos que são responsáveis por nossa existência.
O interessante é que essa criação de seres divinos foi feita em locais variados por diferentes pessoas, que deram diferentes nomes a um mesmo ser, por exemplo. Isso demonstra que mesmo separados por obstáculos físicos, culturais e das ramificações diferentes, ainda estamos ligados à primeira árvore, à primeira semente, ou seja, à primeira tribo.

Victor Nascimento

3 comentários:

Paradinovic disse...

O texto está em ótimo nível crítico..

SERGIO SOUZA disse...

o seu comentário deixará Shigueo muito contente. obrigado amigo de luta.

Guilherme disse...

Muito bom, bem reflexivo, simples mas bem eficaz na mensagem!
Gostei!