terça-feira, 10 de maio de 2011

Como ser feliz


Para alcançar a verdadeira felicidade em nossas vidas é essencial explorar o significado profundo de felicidade, a fim de realizar três princípios:

Primeiro princípio - que a felicidade não seja algo que venha de fora de si mesmo. A verdadeira felicidade não depende de nada, de ninguém, ou em qualquer lugar ! A felicidade é um trabalho interno!

Segundo princípio - A felicidade não é emoção. Muitos de nós aprendemos a acreditar que nossa felicidade é o resultado do estímulo e por isso os estímulos do nosso tipo particular de felicidade. Se você já vem fazendo isso há muito tempo não é fácil de quebrar o hábito, porque é provável que tornou-se em alguma forma de dependência de algo que alguém ou algum lugar.

Terceiro princípio - A felicidade não é um estado elevado ocasionais, em contraste com um estado de baixo ocasionalmente. A verdadeira felicidade não é uma questão de subir e descer. É um estado estável e consistente só é possível quando compreendemos plenamente as três formas da verdadeira felicidade: felicidade, satisfação e alegria.

Satisfação é estável somente quando nós acordamos para a constatação de que tudo no mundo que nos cerca, próximo ou distante, é exatamente como deveria ser neste momento. Nós só podemos ser felizes se aceitarmos todos como são, cada momento e cada situação. Isso significa parar de julgar, reclamar e culpar os outros e parar de tentar mudar os outros ou situações no mundo. E, ao mesmo tempo, o foco na prestação de nossa contribuição mais efetiva, que, paradoxalmente, é o máximo que pode ajudar a promover mudanças positivas em situações e em outras.

A alegria dura apenas enquanto a energia do nosso ser flui para o mundo e nós não queremos qualquer parte do mundo em fluxo nosso. Como seres criativos nossa profunda alegria é quando a nossa criatividade está alinhada com a verdade de quem somos e o que somos. E a partir daí, criar a resposta mais adequada para atender às necessidades das pessoas e do mundo que nos rodeia.

Nenhum comentário: