O senso comum, apesar de preconceituoso e muitas vezes errôneo, é visto muitas vezes como verdade absoluta. Isso porque o olhar crítico e questionador não é comum para a população em geral. Mesmo séculos depois do surgimento do Iluminismo, a irracionalidade ainda permeia a mente humana.
Vários exemplos na história ilustraram como o que parece óbvio pode enganar, e como sempre se faz necessário o questionamento científico: Colombo foi taxado de louco, mas provou através de uma grande viagem que a Terra é uma esfera, Galileu quase foi para a fogueira ao propor uma mudança drástica, porém correta, na forma de enxergar o mundo, o heliocentrismo.
Mesmo com demonstrações claras de que a ciência e a lógica são as melhores formas de busca pela verdade e solução de problemas, crenças irracionais e pseudociências têm um alto prestígio na sociedade. Homeopatia, horóscopos, xampus inovadores e cartomancia são alguns exemplos de que as pessoas insistem em uma mentalidade medieval e ilógica.
Resultado de tudo isso são barreiras nas pesquisas com células-tronco e na busca pela cura do câncer, epidemias de DSTs por desuso de camisinha, mortes por doenças consideradas simples, apenas por confiança em pseudomedicinas. É momento de mudança na mentalidade do mundo, hora de perceber que a Idade das Trevas acabou, e de abraçar a ciência por um mundo melhor.
Fabio de Moraes Canedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário