segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Pessoalidade nas Sociedades



A sociedade sempre teve a característica de ser coercitiva, de obrigar os indivíduos a agirem e viverem de um mesmo modo, na Idade Média todos deviam ser cristãos(católicos) e na Idade Moderna o indivíduo deveria fazer o máximo que podia para acumular uma grande quantidade de riqueza, dinheiro. Em todas estas situações a individualidade, a característica pessoal, era suprimida em prol de um ideal, ser cristão ou ganhar muito dinheiro. 

É verdade que a sociedade suprimia a pessoalidade em favor de seu modo de vida idealizado, mas também é verdade que esse modo de vida era um reflexo, era resultado do idealismo da maioria das pessoas que compunham essa sociedade. Portanto, apesar de haver uma repressão, havia uma quantidade de pessoas que aos poucos, mesmo com medo ou apreensão, divulgaram seus sentimentos e ideias. Possibilitando a mudança da forma de agir e pensar da comunidade em que viviam. 

As pessoas que, mesmo tendo sofrido opressões da sociedade, revelaram suas formas características de pensar e mudaram a forma de agir do grupo ao qual pertenciam, provaram que a sociedade, apesar de ter uma característica homogeneizadora, é resultado da síntese, mistura, da individualidade das pessoas que a compõem. Então, não devemos ter medo de viver de acordo com nossas convicções, pois só assim a sociedade modificará sua maneira de ser e passará a aceitar as características pessoais de todos os seus membros. 

Victor Nascimento

Nenhum comentário: