terça-feira, 4 de junho de 2013

Que língua é essa? A que engana!



Oh dama, que sempre ajuda a me expressar. Perdão pelos que te confundem com um homem por pura ignorância, ao lhe chamarem de português. Mesmo sendo um ato feito com tua própria arma, não te preocupes. Muitos sentem vossa mercê e a conhecem desde garota, ou conhecem você mesmo só a de agora, ambos te chamam pelo nome verdadeiro Língua Portuguesa.

Dama com "D" maiúsculo, de "L" e "P" também! Perdão pelos que te maltratam até mesmo julgando-a, ou melhor, conjugando tuas ações de uma forma equivocada. Não obstante, há os que por vossa mercê param um tempinho só para pensar como julgar, ou melhor, conjugar tais ações. Só para não desagradar-te

Oh dama poderosa, arma que requer treino para portar, seja para matar o próximo de dor, seja para matar o próximo de amor. Dama inexplicável, docilmente agressiva, agressivamente dócil, uma loucura.

Oh dama. A sábia. A que prestou atenção nos detalhes. A que diferencia azul, de azul escuro, de azul claro, de azul celeste, de azul marinho, de "azul bebê", e não simplesmente "blue". Melhor usar um ser que muitas damas um dia sonham em cuidar para dar a este mundo, do que usar algo que possa significar triste. Coitado do azul, quando chamado, de "blue". Vossa mercê até nisso pensou, salvou o azul de todos.

Oh dama, empresta tantos adjetivos para um rapaz cantar e conquistar outra dama, ou até mesmo uma dama conquistar um rapaz. Ou até mesmo um rapaz conquistar um rapaz e uma dama conquistar uma dama. Na amizade, na paixão, no amor... Mas os que tratam vossa mercê bem, os que te conhecem, os que te sentem, sabem quando adjetivos soam verdadeiramente ou não. E conhecem os adjetivos.

Quantas coisas dama, substantivos que nomeiam, sejam próprios ou impróprios. Não para menores de dezoito! Sejam comuns ou incomuns. Tantas conjunções e simples pontuações que dão o sentido e a entonação, tantas conjunções ou simples pontuações, que dão o sentido, e a entonação.

Farei minha parte dama, cuidar-me-ei quando for julgar tuas ações, ou melhor, conjugar tuas noções.


BRUNO ZAPPI

Nenhum comentário: